quarta-feira, 14 de abril de 2021

Aos que vieram "de além desse monte" e às crianças que hoje nele brincam!

                                          

(Vídeo: daqui)

Num dia 14 de Abril, há 76 anos, a Força Expedicionária Brasileira rompia a linha de defesa alemã que impedia a retomada da Itália pelos aliados no evento conhecido hoje como A Batalha de Montese. Foi uma das frentes em que mais soldados brasileiros sofreram baixas na Segunda Guerra. Nossos pracinhas chegaram em terreno hostil, sem equipamento eficaz (os americanos doaram uniformes contra o frio e armas) e lutaram contra uma das maiores máquinas de guerra da história.

Até pouco antes da pandemia, crianças se reuniam com suas famílias na região que está liberta ainda hoje na Itália para cantar a Canção do Expedicionário em nossa própria língua, como forma de reconhecimento e gratidão aos heróis que ali lutaram e aos que não voltaram.
É emocionante ver idosos e adultos olhando suas crianças balançando pequenas bandeiras e cantando uma canção em outra língua que não a de nascimento. 

Naquela época, muitos outros pais e avós de filhos e netos que hoje poderiam existir, foram privados de suas vidas e liberdades para que sonhos mesquinhos pudessem aflorar, e parte do mundo se uniu contra. Nós fizemos parte disso! Pensar que hoje acusamos uns aos outros do que um dia lutamos para por um fim tão longe de casa, a um custo de nosso próprio sangue, é de envergonhar. 

Ao ver crianças, frutos dos feitos que menosprezamos, serem gratas em canções que não sabemos cantar, creio que o pedido de gratidão hoje deve partir do lado de cá, por não terem deixado esse ato ser esquecido e nos lembrar que podemos nos unir por causas realmente justas.


Obrigado, FEB! Obrigado, Itália!

Nenhum comentário: