domingo, 7 de outubro de 2012

Depois da escola

(Imagem : Relações intemporais num futuro incerto - Pedro Enes - olhares.com)

Dizem que os amigos que você faz na escola duram a vida toda. Talvez porque seja a única época que se possa fazer coisas estúpidas na vida sem se importar tanto. Ninguém liga para os erros enquanto ignora o futuro, ninguém liga para os erros enquanto ignora os defeitos e não tem a noção certa do que é correto fazer.

Arrumar confusão é divertido na época do colégio. Quando você baixa a guarda, vive aproveitando os momentos e descobrindo, se torna um “idiota” para a maioria das pessoas, elas realmente se incomodam e eu nunca saberei o porquê. Tentam a todo custo fazer meninos e meninas únicos tornarem-se cópias de cópias, então exageram e isso pode incluir visitas a sala da direção, suspensão ou policia na entrada do colégio. Talvez seja seguro para os mais velhos lidar com pessoas iguais. 

Pra quê esconder as coisas? Para quando errarmos nos condenarem como a um criminoso? A honestidade é sempre o melhor remédio. Tenho o dever de dizer que erro mais do que acerto quando tento explicar a alguém os caminhos para um comportamento correto. Tenho o dever de fazer isso com amor. É por isso que em certa idade os amigos que não se importam com cara feia nem promessas de punição, buscando com sinceridade diversão ou soluções, podem ter muito mais influência na vida de uma pessoa do que pais, professores e autoridades. Então o futuro fica por conta de que tipo de pessoas deixamos que nos influencie.

No mais, nesse tipo de amizade, não há perigo, nem quando se está numa briga que não sabemos como começou. Sempre levei comigo a sensação de que nunca seriamos pegos, quase nunca isso se concretizava. Mas estar na pior, cercado de gente que se gosta, é melhor do que ganhar o mundo e levar uma vida amarga. Nem sempre gostei da escola, embora ache fascinante um lugar feito para aprender e ensinar coisas... 

Houve uma época de minha vida que andei de guarda baixa fazendo coisas “idiotas”. Sou feliz e isso se deve, em parte, por causa daquela época. Estou feliz por saber que todos nós estamos bem hoje. A vida é um constante aprendizado. Eu ainda me sinto como nos tempos da escola, contando as horas para aprender e ir ver as coisas de verdade. Boas lembranças.